segunda-feira, 8 de junho de 2009

Ler e aprender são verbos no infinitivo que deveriam estar entrelançados no plano da linguagem oral e escrita. No entanto,esse elo ainda precisa ser fomentado no contexto escolar. Segundo Marisa Lajolo, "Ler não é decifrar, como num jogo de adivinhações, o sentido de um texto.É, a partir do texto, ser capaz de atribuir-lhe significado, conseguir relacioná-lo a todos os outros textos significativos para cada um, reconhecer nele o tipo de leitura que seu autor pretendia e, dono da própria vontade, entregar-se a esta leitura, ou rebelar-se contra ela, propondo outra não prevista"
A escola tem a função de ampliar a prática social de leitura desde as séries iniciais.Mas, nem sempre esse objetivo é alcançado. Muitos educandos completam o ensino fundamental apenas decodificando símbolos sem saber interpretar e ler.Para Magda Soares: "Não adianta simplesmente letrar quem não tem o que ler nem o que escrever. Precisamos dar as possibilidade de letramento(...) para criação do sentimento de cidadania nos alunos".
Portanto, cabe-nos como educadores, em primeira instância ,assumirmos a prática de leitura ,como também a tarefa de estimular e mediar esse processo leitor por meio ferramentas ricas em atos de leitura que possibitem aos educandos: imaginação, sensibilidade ,autonomia; a serm críticos e, acima de tudo que sintam o desejo de ler e possam usufruir da leitura para viverem melhor.

3 comentários:

  1. Parabéns, Linete. O texto é muito apropriado à proposta do seu blog. Continue postando, faça do blog seu canal de contribuição para uma educação colaborativa.

    ResponderExcluir
  2. Olá Neth,sei o quanto você gosta do que faz e tb sei, do seu esforço e competência para dar aos seus alunos o que há de melhor. Seu fazer pedagógico e sua proposta de trabalho são sempre embasadas em autores como magda Soares ,Jussara Hoffeman e outros.Sou sua fã nº 1. Bjs...

    ResponderExcluir
  3. Colega Linete, você está realmente de parabéns nesta questão de incentivar a leitura, obrigada pela parcela de colaboração que tens dado á minha turma da 3ª série. As fotos revelam o interesse dos alunos da turma manhã em viajar no mundo das palavras e consequentemente no mundo imaginário que poderá ser bem melhor quando conectado a realidade.Estou com você nessa tarefa e não abro mão de ajudá-la. Conte comigo!
    Sucesso, são os desejos da Profª Elizabeth Martins.

    ResponderExcluir